ASOFBM patrocina bolsa de estudo para Oficiais da BM e do Corpo de Bombeiros

A ASOFBM está patrocinando quatro bolsas no Curso da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Delegacia no RS (ADESG) em convênio com a Faculdade Luterana São Marcos. Serão selecionados dois Oficiais da Brigada Militar e dois do Corpo de Bombeiros. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 23 de maio. A escolha será feita por sorteio, na sede da ASOFBM, em data e horário que em breve serão divulgados. Para se candidatar o Oficial associado deverá enviar um email para asofbm@gmail.com com o número da Identidade Funcional, nome completo e telefone. Mais informações (51) 3212-0170

Período do curso: 28 de Maio até 25 de Outubro de 2018
Duração: 22 semanas (213 horas)
Dias: segundas e terças-feiras, das 19h às 22h
Local:  Rua Sete de Setembro 604, 14º andar

Capacitação e integração com outros órgãos públicos. Confira o que diz a Capitã que concluiu o Curso em 2017

No ano passado, a oficial associada da ASOFBM, Capitã Clarisse Heck, foi a vencedora da bolsa de estudo. O sorteio foi realizado na sede da ASOFBM, nas presenças Vice-presidente da ASOFBM, Cel Marcos Paulo Beck, do diretor de cultura, Cel Ubirajara Anchieta Rodrigues e do Cel Alberto Afonso Landa Camargo.  

A Capitã, Clarisse Heck, coordenadora geral da Patrulha Maria da Penha, revela que o curso com duração de 213 horas/aula, foi dividido em fases preparatória, básica, conjuntural e trabalho de conclusão em grupo, além de palestras expositivas, visitas a empresas e órgãos estratégicos do ponto de vista econômico e da defesa nacional, também, viagens de estudo e trabalho de conclusão sobre temas selecionados, neste caso, o Sistema Penitenciário no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Capitâ, os conteúdos principais abordados no Curso de Extensão em Política, Estratégia e Gestão (CEPEG)  numa parceria da ADESG RS com a Faculdade Luterana São Marcos e ASOFBM,  envolvia Inteligência Estratégica, Estratégia Nacional de Defesa, Aspectos Relacionados com o Terrorismo, Fundamentos da Geopolítica, Planejamento Estratégico, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Orçamentária, Competências Gerenciais de RH, Elementos Teóricos de Economia, O Estado, o Governo e a Administração, Reforma Política, O Pensamento Estratégico e o Desenvolvimento Nacional e Trabalhos em Grupo sobre temas de relevância atual.

“O ponto relevante do curso é exatamente a qualificação dos palestrantes todos de renome nacional e estudiosos de temas ligados ao estudo de problemas brasileiros”, declara a Coordenadora geral da Patrulha Maria da Penha. “Na rotina do meu trabalho o curso ganhou relevância pela  integração com outros órgãos públicos em nível federal, estadual e municipal, com empresários e empregados de entidades privadas o que permite, além do conhecimento específico da área de atuação dos demais participantes, a busca da realização dos objetivos específicos que cada órgão se propõe perante a sociedade brasileira”, avalia a Oficial. “ Outro aspecto i relevante é o método de estudo do problema enfrentado na atividade que desempenho, pela amplitude da metodologia do curso na importância da realização do Estudo de Situação, englobando não só a visão micro, mas a macro do problema, ampliando os horizontes dos participantes”.

Após a conclusão e apresentação do trabalho em grupo, em cerimônia de encerramento, a Capitã Clarisse Heck ganhou  o Certificado de Conclusão, além do honroso tratamento de “Adesguiana”, que prossegue identificando  os seus participantes. Segundo ela, apesar do interesse em prosseguir em cursos nas áreas de inteligência e informações, esse foi o único que conseguiu realizar “ devido aos elevados custos dos cursos oferecidos. Só consegui participar por ser associada da ASOFBM através da bolsa”, conclui.

Segundo a Capitã,  “o curso é de extrema importância para o aprimoramento da capacitação  e possibilita uma  integração em alto nível com outros órgãos públicos, o que contribui para o cumprimento da missão que nos foi confiada pela sociedade gaúcha. Entendo que, pela relevância dos temas abordados e pelos objetivos de cada curso oferecido, deveria ser ampliada a possibilidade da participação de Oficiais da BM nos cursos ministrados pela ESG e pela ADESG- Faculdade Luterana São Marcos”, observa.

 




Vídeos

Confraria Wasenkesky, confira como foi o último encontro


Veja mais notícias [+]