Polícias do Brasil & dos Estados Unidos

O norte-americano Michael Parker, ex-chefe de Segurança da  Polícia  de Los Angeles e Consultor de Segurança da The Parker Group, que participou  do Seminário Internacional  – Um pacto brasileiro pela Segurança, na Câmara de Vereadores, de Porto Alegre, esteve, no dia 8 de Agosto,  acompanhado por sua esposa Rosana Miramontes Parker, na Associação dos Oficiais da Brigada Militar. Foi recebido pelo presidente, Cel Marcelo Gomes Frota e sua diretoria.

O especialista tem 32 anos de experiência em assuntos como prevenção de crimes, atividades em presídios e patrulhamento das ruas. Durante o encontro que durou cerca de 4 horas, na sede da  ASOFBM, Parker e o Cel Frota  relataram  as vivências  das polícias no Brasil e de Los Angeles. Segundo o americano, há semelhanças entre a Capital e algumas Cidades de Los Angeles, sobre a criminalidade, conforme já havia durante o Seminário, mas o índice vem reduzindo drasticamente, diferente do Rio Grande do Sul.

Ao detalhar a atuação da Polícia Militar Estadual, o Cel Frota, Oficial da Reserva da Brigada Militar com 35 anos de efetivos serviços prestados à sociedade Gaúcha,  com formação em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Cidade de São Paulo e Pós Graduado em Direito Processual Civil, resumiu a atuação das policias militar e civil e a diferença de sistema em cada região. Citou exemplo, enquanto no RS e em mais dez Estados, os policiais militares registram infrações leves no momento da ocorrência e mandam as informações diretamente à Justiça, sem precisar levar o autor a uma delegacia , em outros 15 Estados, ainda há divergência sobre atribuições entre as polícias, desconsiderando que essa atuação da PM, além da eficiência, economiza tempo, dinheiro, recursos humanos e os policiais civis se concentrariam em investigação maiores.

Parker acrescentou que  nos EUA, essa distribuição tem mais a ver com a geografia, está relacionada com questões de localização. Esses e outros assuntos relacionados a área da segurança pública, orçamento próprio, previdência dos policiais militares estaduais, Associação Internacional Chefe  de Polícia TheIACP e gestores internacionais de academias de polícia são assuntos que serão compartilhados através de uma entrevista exclusiva da TV ASOFBM.

 




Vídeos

Confira a atuação dos Oficiais da ASOFBM na esfera política Nacional em defesa das prerrogativas dos Oficiais Militares e da sociedade gaúcha


Veja mais notícias [+]