Associação dos Oficiais reúne Comando da Brigada Militar

O Galpão Crioulo da Associação dos Oficiais da Brigada Militar,  no  Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, abriu nesta sexta feira 1/09, a programação com vistas a participar das comemorações da Semana Farroupilha deste ano. O primeiro evento foi uma reunião entre os Oficiais Militares Estaduais associados, Ex comandantes da Brigada Militar, o atual, Comandante-Geral, coronel Andreis Silvio Dal'Lago, coordenadores de Núcleos, representantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e  diretoria da Asofbm.

O encontro iniciou com a palestra  do diretor de comunicação e Integração Social  do Sindifisco RS, Christian Jesus Silva de Azevedo que apresentou medidas estruturais, estudos que poderiam atacar a crise financeira do Estado não apenas pelo ponto de vista do corte de gastos, mas que também há possibilidades de incremento de receita, com maior eficiência na arrecadação, equalização da carga tributária e racionalização das compras estaduais. De acordo com os técnicos a ampliação do caixa do Rio Grande do Sul poderia ser de R$ 5 bilhões ao ano. Valor que, por exemplo, daria para nomear mais de 100 mil policiais militares.

A Associação dos Oficiais entende que importa o crescimento do Rio Grande, o bem estar social e a paz pública.  Dessa forma, o objetivo da participação do SINDIFISCO foi apresentar aos Oficiais da BM e do Corpo de Bombeiros as medidas  para combater  uma crise herdada. “ Mas, não é possível criar outra. O governo, não amplia receitas, apenas reduz custos”, completou o presidente da ASOFBM, Cel Marcelo Gomes Frota.”O vencimento dos Militares Estaduais, bem como de todos os funcionários públicos não estão à disposição do governo para enfrentamento de crise. O que fere o Estado Social e democrático de direito, pois desconsidera a Constituição e as decisões judiciais”, ressaltou o Cel Frota.

Diante disso,o presidente da ASOFBM, comunicou que convidou as entidades de classe, na próxima segunda-feira (4/09) para uma nova reunião entre os representantes  dos servidores públicos da AFISVEC, AFOCEFE, AMP, ASDEP, ADPERGS,SINDIFISCO e AJURIS, onde serão anunciadas medidas com vistas a oferecer contribuição da Alta Gestão do Estado representada pelas Associações e Sindicato das carreiras de Estado, referentes ao parcelamento de salários e o fracionamento do 13 salário.

O Comandante-Geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal'Lago, ao se manifestar, reconheceu a atuação da Associação dos Oficiais. Salientou que é fundamental a parceria firmada com a ASOFBM com vistas a avançar em várias questões, entre as quais a fluidez na carreira. " Cada qual, o Comandante com suas atribuições Institucionais, o Presidente com suas missões voltadas ao fortalecimento da categoria e também à valorização da Corporação", destacou. Afirmou que vai abrir o quadro de acesso às promoções tão logo a transição do Corpo de Bombeiros se concretizar. Também, disse “ estar ciente das dificuldades que a família brigadiana está passando, em face ao parcelamento de salário”. Mas, fez questão de frisar o trabalho obstinado da ASOFBM em relação aos aspectos jurídicos, políticos e associativos que envolvem a questão, enaltecendo a responsabilidade aliada a inteligência estratégica com que os Oficiais por sua entidade vem reunindo outras categorias de Estado.

 

 




Vídeos

TV ASOFBM - O vídeo é do pré-candidato ao Governo do Estado, Jairo Jorge em sua visita a Asofbm. Na medida em que forem sendo definidas as candidaturas e forem acontecendo os encontros - traremos de igual forma os registros! Assista.


Veja mais notícias [+]