Comunidade e Polícia juntas na Construção da Segurança Pública Gaúcha

O coordenador estadual da Segurança Humana e Desenvolvimento Social (CSHDS - PRB/RS), Roque Bakof, conduziu o diálogo sobre “As relações entre a comunidade e polícia constroem a segurança pública” ao lado do vice-presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM), coronel da Reserva Marcos Paulo Beck, nesta quinta-feira (28/09) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Bakof destacou a importância dialogar sobre a temática, tendo em vista que a Segurança Pública precisa ser entendida pela interação consciente da comunidade com as forças e os agentes de segurança, valorizando e entendendo os desafios e a dimensão do trabalho desenvolvido pelos profissionais que prestam a segurança e assim protegem a sociedade. “Neste propósito, hoje estamos lançando um ciclo de debates/diálogos promovidos pela CSHDS, onde pretendemos colocar este tema em reflexão, percorrendo munícipios e reunindo lideranças das comunidades”, salientou Bakof.

Já o vice-presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM), coronel da Reserva Marcos Paulo Beck, ressaltou que em recente pesquisa realizada em Porto Alegre sobre a temática da segurança pública, foi constatado que 93% das pessoas que residem nos bairros de Porto Alegre sentem medo, inclusive de estar em casa. Ainda, o coronel Beck salientou que atualmente existe um déficit grande no efetivo da Brigada Militar, onde se têm apenas 15 mil profissionais em comparação aos anos 90 quando o efetivo era superior a 35 mil.

Também o professor e jornalista Roberto Revoredo Castro destacou que ao longo dos anos duas atividades importantíssimas foram desconsideradas. “Os professores que cuidam no nosso amanhã, e os policiais que cuidam do nosso hoje”, disse Revoredo aos ressaltar a importância da valorização destes profissionais.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS (Sinpol-RS), Emerson Lopes Ayres, destacou, “pela primeira vez em 35 anos de profissão escuto demonstrações de que a sociedade está preocupada com os policiais que atuam diariamente pela segurança do povo. E isso aconteceu aqui neste diálogo sobre a relação da comunidade e da polícia. Podem ter certeza que vou fazer essa feliz informação chegar aos mais de 15 mil policiais gaúchos.”

As atividades da Coordenadoria Estadual da Segurança Humana e Desenvolvimento Social serão realizadas em diversas regiões do Estado. Participaram do evento o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS (Sinpol-RS), Emerson Lopes Ayres, o secretário municipal de Segurança de Gravataí, Flávio da Silva Lopes, o representante da Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre, Ricardo da Silva, o representante da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Sapucaia do Sul, Alexandre Cunha, os representantes do Movimento Brasil Seguro, Marius e Emanuel Quiróz, o professor e jornalista Roberto Revoredo Castro e demais convidados.

 ASOFBM com informações da Coordenadoria da Segurança Humana e Desenvolvimento Social 




Vídeos

Rádio ABC - Pesquisa da Segurança na RMPA


Veja mais notícias [+]