Autoridades civis e militares prestigiaram nesta segunda-feira (29/08) no Cine Capitólio, centro de Porto Alegre, o lançamento do audiovisual “Patrulha Maria Penha, 10 anos”. A realização é da Escola Superior dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar com apoio da Associação dos Oficiais (ASOFBM) e da Fundação Walter Perachhi de Barcellos (FUNPERACCHI). O documentário conta como surgiu a Patrulha Maria da Penha, principal política de proteção à mulher vítima de violência de gênero, e que serviu de modelo para outros Estados e Países. O vídeo está baseado em pesquisas de banco de dados, depoimentos e documentos. Foram feitas entrevistas com representantes da Brigada Militar, Secretaria da Segurança Pública, Judiciário, mulheres que sofreram violência e famílias órfãs.

Durante o evento, a Comandante Nádia, que implementou o projeto e Comandou o Batalhão, da Brigada Militar, em 2012, disse que, “fiquei emocionada com os depoimentos de mulheres que eram vítimas dos companheiros, mas mudaram de vida ao contar com o serviço da Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar. O vice-presidente da Asofbm, Ten Cel Roger Vasconcellos acredita que o audiovisual vai servir para ampliar o debate na sociedade e, acima de tudo, sobre a importância da prevenção no combate à violência doméstica. Nesta segunda-feira, com o objetivo de combater os diversos tipos de violência praticada contra as mulheres, a 2ª edição da Operação Maria da Penha foi deflagrada em todo o País. A ação será coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo informações divulgadas pela mídia, a expectativa do Ministério é de que ações preventivas e repressivas sejam implementadas por policiais civis e militares até o dia 27 de setembro. Além de cumprir mandados judiciais, prisões, apreensões, a operação pretende facilitar a instauração de procedimentos como concessão, solicitação e expedição de medidas protetivas de urgência. 

O lançamento do audiovisual contou com as presenças da Comandante Nádia, do Vice-presidente da Asofbm e representante da Escola Superior dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (ESBM) Ten Cel Roger Vasconcellos, do consultor de Marketing da Funperacchi, Jorge Goyer Kralik, da jornalista Cristina Adami, responsável pela direção geral e produção executiva do audiovisual e amigos.