Na quarta-feira (25/05/2022), os Alunos-Oficiais das turmas 2021/2022 e 2022/2023 do Curso Superior de Polícia Militar, concluíram o JINCAL (Jogos Internos do Corpo de Alunos), realizado predominantemente nas dependências do Complexo de Esportes do Departamento de Ensino da Brigada Militar, localizado na Av. Coronel Aparício Borge, 2001 – Partenon, Porto Alegre, RS.

Os jogos foram iniciados a meia-noite com a corrida rústica na Orla do Gasômetro, com percurso de 5 Km, onde os 213 cadetes, divididos em 7 Pelotões, competiram em 12 modalidades esportivas: Arremesso de Granada, Cabo de Guerra, Corrida de Revezamento com Fuzil, Corrida Rústica de 5km, Montagem de fuzil, Natação 4×100 metros, Natação 6×25 metros, Pista de Pentatlo Militar, Subida no Morro da Polícia, Trilha, Valências Físicas (Apoio, Barra e Abdominal) e Vôlei de Praia.

Mais que qualidades físicas como força, agilidade, destreza, técnica, coordenação motora, impulso, velocidade etc., os Alunos-Oficiais demonstraram uma imensa capacidade de liderança, empatia, controle emocional, força interior, concentração, camaradagem, disciplina, espírito esportivo, educação, amor ao esporte, gentileza, espírito de corpo, altivez, motivação e tantas mais, evidenciando o preparo e a capacidade esperados para se tornarem em breve Oficiais Superiores da Brigada Militar.

O Cmt da Academia de Academia de Polícia Militar, Tenente-Coronel Tales Américo Osório, ressaltou o valor pessoal de cada um dos participantes, exaltando a importância da realização dos Jogos (JINCAL) e parabenizando a todos pelo brilhantismo do evento, que só eleva o bom nome da nossa Corporação.

O Tenente-Coronel RR Jorge Alberto Alvorcem Pinto, Diretor Administrativo da AsOfBM, acompanhou as provas durante o dia, sendo presenteado com as camisetas do 6º e 7º Pelotões (Turmas 6 e 7), do qual é instrutor de Defesa Pessoal (além do 2º e 4º Pelotões), participando da entrega das premiações, onde o 2º Pelotão (Turma 2) sagrou-se Bicampeão no JINCAL.

A AsOfBM parabeniza o Diretor do Departamento de Ensino da BM, Cel LUIGI; e o Cmt da APM, TC OSÓRIO, seus Oficiais e Corpo de Alunos pelo sucesso do evento. E, citando o Poeta romano Juvenal: “Mens sana in corpore sano” (“uma mente sã num corpo são” – tradução livre), é o que as pessoas deveriam desejar na vida.