Asofbm recebe Comenda Porto do Sol, a mais alta distinção da Câmara de Porto Alegre

A solenidade de entrega foi realizada nesta quarta-feira (21/09) no Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre.

O Presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Marcos Paulo Beck e os diretores Ten Cel Jorge Alvorcem e Major Marcelo Medeiros receberam, em nome da Entidade de Classe, a Comenda Porto do Sol.

A proposição foi da Vereadora e candidata ao Senado, Comandante Nádia. Segundo a Oficial, a homenagem visa o reconhecimento da contribuição da Associação dos Oficiais junto à sociedade gaúcha, na área da Segurança Pública, e na Defesa da manutenção dos direitos dos Oficiais Militares Estaduais do Rio Grande do Sul.

A Comandante Nádia lembrou a criação da Asofbm, quando a Constituição Federal passou a permitir que as categorias tivessem associações de classe. Durante o discurso, parabenizou o presidente, Cel Beck pela bravura de fundar a ASOFBM que, logo em seguida, serviu de modelo para outros Estados e o embrião que impulsionou a criação da FENEME.

O Presidente, Cel Beck, saudou a iniciativa da Comandante Nádia, lembrando a honrosa trajetória da Oficial na BM que, ” foi reconhecida pela população de Porto Alegre, ao elegê-la vereadora”. Agradeceu a presença de todos, lembrou da época que fundou a Associação e logo em seguida, a sua contribuição do “Plano de Carreira com a exigência do Curso de Direito para o ingresso na Carreira de Oficial”. ” A Asofbm luta pelo o todo das organizações militares e pela sociedade gaúcha “, disse. ” Agora, com a honrada deferência especial, temos mais responsabilidade, com o município de Porto Alegre e seus vereadores”, acrescentou. Destacou que a Comenda é uma homenagem a todos que fazem parte da Asofbm, associados (as), diretores e conselheiros.

Estiveram presentes os diretores da Asofbm, Ten Cel Jorge Alvorcem e Major Marcelo Medeiros. Entre as autoridades, estava o Ex-comandante-geral da Brigada Militar, Cel Jerônimo Braga, o Vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB RS, Luiz Augusto de Mello Pires, representando o presidente da OAB RS, Leonardo Lamachia, o jornalista da Rádio Bandeirantes, Guilherme Macalossi, representante da Marinha e associados da Entidade, entre eles, o Coronel Quadros, candidato a Deputado Federal.

Sobre a Comenda Porto do Sol

A Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria conferida pelo Poder Legislativo de Porto Alegre. É conferida a pessoas físicas e jurídicas com atuação pública reconhecida em diversas áreas da sociedade.

Sobre a ASOFBM

Com sede em Porto Alegre, a Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (ASOFBM), realiza um trabalho no sentido de defender não só os oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, mas a sociedade gaúcha e porto-alegrense, para garantir as condições e resultados no âmbito da segurança pública. Assim sendo, esta entidade de classe representativa do oficialato gaúcho tem buscado na esfera judicial a garantia de direitos dos oficiais militares estaduais.

A maturidade da entidade, hoje, decorre da soma de qualificação de seu quadro social, agindo sempre que necessário. A luta da entidade é pela garantia não só dos direitos dos seus associados, mas para o fortalecimento e melhoria da área da segurança pública. Constitui-se em uma importante associação dentre as categorias da área da segurança no Estado do Rio Grande do Sul.

Confira o discurso da Comandante Nádia

A Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar é uma das principais entidades de defesa desses dois importantes quadros de servidores do Estado. Porém, a importância da entidade vai muito além dos seus associados. A Associação defende os interesses de toda a sociedade gaúcha. Afinal, a segurança pública está presente no nosso dia a dia.

A criação da entidade nos remete a 1988, quando a Constituição Federal passou a permitir que as categorias funcionais pudessem criar as Associações de Classe.

A Associação dos Oficiais surgiu quando o Tenente Coronel Beck percebeu que havia uma inversão: ao invés dos Oficiais lutarem pelos Praças, esses é que trabalhavam pelo todo, pois as Associações dos Praças já estava atuando e era chamada para negociar salários e eventuais benefícios.

Claro que a criação da entidade passou por momentos de tensão, mas havia a convicção dos oficiais fundadores, que não desistiram do sonho.

A primeira tentativa ocorreu no Clube Farrapos, aqui em Porto Alegre, mas foi impedida pelo próprio presidente do Clube, que usou o nome do Comandante-Geral para ameaçar todos de prisão. Uma nova reunião, em local diferente, foi marcada.

O encontro dos oficiais aconteceu na sala da faculdade de Comunicação Social (FAMECOS), na PUC. Lá ficou decidida sobre a fundação da Associação e definido que o Tenente-Coronel Marcos Paulo Beck como Presidente da comissão Provisória que redigiria os Estatutos da Entidade.

Quinze dias depois, foram apresentados os Estatutos e a eleição da Diretoria, no Clube Farrapos, dos Oficiais da Brigada Militar. Porém, todos foram surpreendidos pela chegada de um Oficial de Justiça com mandado judicial impedindo a realização da reunião. Todos se retiraram e fizeram a reunião na rua, em frente ao Clube.

Esse é apenas o resumo do início da ASOFBM, que passou por outras dificuldades para seguir trabalhando pelos interesses dos Oficiais e dos Bombeiros Militares. A primeira sede da Associação foi comprada na Travessa Francisco de Leonardo Truda, no centro.

A Associação foi posteriormente o embrião para a criação da FENEME (Federação Nacional de Entidades Militares Estaduais). O primeiro desses encontros foi realizado justamente pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar com a presença de 185 Militares das diversas Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares do país.

Precisamos reforçar que a ASOFBM não luta apenas pelos direitos dos seus associados, mas para o fortalecimento e a melhoria de toda a segurança pública, que resulta em mais qualidade de vida a todos os gaúchos.