A Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, representada pelo Vice-presidente, Ten Cel Roger Vasconcellos e o diretor, Cel RR do CBMRS Rodrigo Dutra participou, nesta terça-feira ( 13/09) da visita técnica realizada, em Porto Alegre, com oficiais do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. O encontro foi coordenado pelo Ten Cel Soares do CBMRS. A pauta da reunião tratou de assuntos internos e da autonomia da Corporação do Paraná seguindo o modelo que foi realizado no Rio Grande do Sul, quando a Instituição se desvinculou da Brigada Militar.

A estruturação do Corpo de Bombeiros Militar do RS foi uma das pautas da ASOFBM. Os diretores da Entidade de Classe participaram, ativamente, de todo o processo. O assunto começou a ser tratado, em 2011 e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 232/2014, foi aprovada na Assembleia Legislativa do RS, em junho do mesmo ano. Mas, o processo foi concluído, em 2018.

Para o Vice-presidente Ten Cel Roger, a desvinculação “fortaleceu ainda mais as Instituições Militares e a Carreira”. O diretor, Cel Rodrigo Dutra disse que “a estruturação faz parte da evolução técnica das Corporações no Brasil”.“No Rio Grande do Sul, só tivemos ganhos, principalmente, no serviço público prestado à sociedade gaúcha que é a nossa principal missão”.

Neste ano, em 2022, ocorreu a formatura da primeira turma dos novos Capitães do Corpo de Bombeiros Militar. “ A formação passou a ser mais específica”, disse o Cel Rodrigo Dutra.