Carreira Jurídica é destaque para os futuros Capitães da BM

Pré-requisito do curso de Direito para o ingresso na Carreira de Nível Superior da Brigada Militar, uma das ações pioneira no Brasil da ASOFBM, foi o que mais chamou a atenção dos futuros Capitães

Nesta quarta-feira ( 9/06) o segundo grupo, formado por 48 alunos-oficiais, visitou a Associação dos Oficiais. O presidente da Entidade de Classe, Cel Marcos Paulo Beck, abriu o encontro relatando a origem da fundação, o momento político que viveu em Brasília e na Brigada Militar, antes e depois de 1999, período em que foi preso e que a Entidade de Classe foi fundada. “ Naquela época nós já pleitávamos que o Comando da Brigada fosse escolhido pelos pares, que o efetivo fosse complementado no ano seguinte e que a Brigada fosse uma força maior, independente do governo”, disse. Acrescentou que “ hoje a ASOFBM representa o todo da Brigada e que Associação fortalecida luta pelo o interesse do cidadão do Rio Grande do Sul”. Entre as vitórias conquistadas, citou a Simetria com as Forças Armadas no Sistema de Proteção Social e o pré-requisito do curso de direito para o ingresso na Carreira de Nível Superior da Brigada Militar. “ Um pioneirismo do Rio Grande do Sul, implementado pela Asofbm, que hoje está presente em 14 Estados do Brasil”.


O aluno-oficial, Pedro Falcão Borba Neto, era soldado em Brasília e fez questão de fazer o concurso no Rio Grande do Sul. Percebeu a valorização da profissão no Estado, que através do curso de direito, além de posicionar o oficialato como uma das PMs mais bem pagas do Brasil, equiparou os postos do Capitão ao Coronel, com os Promotores, Juízes, Defensores, Auditores Fiscais, a chamada “Carreiras Típicas de Estado”.

O curso de Direito, também reduziu o tempo de 4 para no máximo 2 anos na Academia de Polícia Militar, pois o aluno-oficial, já chega com parte das disciplinas que irá ver durante o Curso. Uma economia para o Estado e, ainda, com maior qualificação de profissionais na Segurança Pública. O Comandante da APM, Tenente Coronel José Carlos Pacheco Ferreira, disse que há cinco anos a Academia não formava novos Capitães, e destaca “ o alto nível do oficialato gaúcho”.

O empoderamento da Carreira Jurídica é um dos nortes associativos. “ Nós temos núcleos inegociáveis”, reforçou o vice-presidente da Entidade e diretor jurídico da FENEME, Ten Cel Roger Vasconcellos. Um fortalecimento que cresce cada vez mais, com a participação da Asofbm na Federação das Associações das Carreiras de Estado do Rio Grande do Sul”. A FACE-RS, neste ano elegeu sua primeira Diretoria e Conselho Fiscal para a gestão (2021 a 2023). A entidade é formada por sete associações: ADPERGS (Defensores Públicos), AFISVEC (Auditores Fiscais da Receita Estadual), AJURIS (Magistrados), AMP (Membros do Ministério Público), ASDEP (Delegados de Polícia), ASOFBM (Oficiais da Brigada Militar) e APERGS (Procuradores do Estado).


O Vice-presidente lembrou, também, a intensa negociação da reposição salarial, no governo Tarso, da verticalidade no básico, a fluidez da carreira e o quanto foi importante a participação do presidente, Cel Beck, na articulação para a construção da remuneração por subsídio. “ O presidente teve um papel fundamental, pois foi um momento difícil e muito desgastante”, declarou.

Após a apresentação do departamento jurídico realizado pelo o advogado responsável, Rafael Coelho, o presidente da Cooperativa Sicredi Mil, Cel Luiz de Leon apresentou as vantagens de ser um cooperado e o convênio com a ASOFBM, que prevê 50% de desconto na mensalidade da Associação, para o oficial que levar os vencimentos para a Instituição financeira.

A inscrição para ser um associado (a) da ASOFBM pode ser feita através do site www.asofbm.org.br ou pelo aplicativo https://play.google.com/store/apps/details…
Dúvidas referentes a identidade funcional podem ser esclarecidas através do telefone (51) 3212-01-70.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Associe-se hoje mesmo a quem defende e apoia você!