Coronel Leodimar Mantovani recebe Título de Cidadão Montenegrino

O Oficial é um dos sócios mais antigos da Asofbm e foi membro do Conselho Deliberativo da Entidade de Classe

O Coronel Leodimar Aldo Mantovani recebeu o título de Cidadão Montenegrino Honorário nesta quinta-feira (1/12) em Sessão Solene, na Câmara dos Vereadores de Montenegro. A homenagem foi proposta pelo Vereador Gustavo Oliveira (PP). Durante a cerimônia, o parlamentar relatou a atuação do Cel Mantovoni. Lembrou que a trajetória do Oficial no Vale do Caí ocorreu desde 1985, quando passou a integrar o 5º Batalhão de Polícia Militar. Dez anos depois, em 1995, como novo comandante da 1ª Companhia PM de Montenegro reativou a Patrulha Ambiental – PATRAM.

Dois anos depois de assumir a 1ª Companhia PM, ele passou a residir, oficialmente, com a família em Montenegro. Já em 1999, o Coronel assumiu o Comando da Escola de Formação e Especialização de Soldados, a Esfes, onde permaneceu até 2001 quando foi designado para exercer função na administração prisional do Presídio Central de Porto Alegre. Em maio de 2013, assumiu o Comando do CRPO Vale do Caí, função que exerceu até setembro de 2016, data em que completou 35 anos de serviços prestados à Brigada Militar e foi transferido para a Reserva Remunerada.

Realizou atividades na área civil. Foi professor das cadeiras de Cidadania e Proteção ao Meio Ambiente na Fundação Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica em Porto Alegre. Presidente do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Montenegro, por duas vezes, Integrante do Comitê de Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.Integrante da Subcomissão de Divulgação e Cultura da Escola Pólo de Educação Ambiental Dr. Paulo Ribeiro Campos, de Montenegro. Integrante da COREPLAN – Comissão de Revisão do Plano Diretor de Montenegro. Desde 2020, o Cel Mantovani preside o CONSEPRO – Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Montenegro, está no seu segundo mandato.

” Coronel Mantovani, Montenegro já está no seu currículo, na sua história e com certeza no seu coração, mas a partir de hoje, o senhor entra, também, para a história de Montenegro, como um filho desta cidade”, disse o Vereador ao agradecer, em nome da comunidade, os serviços prestados ao município.

O diretor da Associação dos Oficiais, Cel Marcelo Pinto Specht participou da homenagem representando o presidente, Cel Marcos Paulo Beck.

Legenda da foto, o Cel Alberti, Comandante do CRPO do Vale do Caí, o delegado Marcelo Farias Pereira da Polícia Civil, em Montenegro e ex-oficial da BM, o Coronel Mantovani e o Cel Marcelo Pinto Specht, diretor da Asofbm.