CORREIO DO POVO GERAL: Veja quem são os candidatos à prefeitura de Porto Alegre

Eleitores poderão escolher no próximo domingo (15) entre 13 postulantes que disputam o Paço Municipal

A eleição de 2020 é a disputa com maior número de candidatos à Prefeitura de Porto Alegre desde a redemocratização do Brasil em 1985, quando os cidadãos passaram a poder escolher os representantes municipais por voto direto. Ao todo, este ano são 13 postulantes ao Paço Municipal.

Apesar de poucos desconhecidos das disputas eleitorais anteriores presentes na eleição deste ano, o número de candidatos indica a pluralidade ao processo. Estão no pleito os atuais prefeito e vice, seus antecessores, representantes do Legislativo nas esferas municipal, estadual e federal, além de políticos que ainda não ocuparam cargos eletivos.

A seguir, uma apresentação de cada um dos 13 postulantes ao cargo de prefeito nos próximos quatro anos. Veja:

Fernanda Melchionna (PSol) tem 36 anos, é natural de Alegrete, no Oeste do Estado, e se elegeu deputada federal em 2018, sendo a primeira parlamentar bibliotecária da história da Câmara dos Deputados, onde também foi líder do seu partido. Antes disso, foi vereadora de Porto Alegre por 10 anos. Em entrevista, ela destacou que sua candidatura representa uma esquerda renovada para combater a extrema-direita no país. Vice: Márcio Chagas (PSol). Acesse o plano de governo aqui.

Gustavo Paim (PP), 43 anos, é atual vice-prefeito da Capital. Filiado ao Progressistas desde 1996, a primeira vez que disputou um cargo eletivo foi em 2016, quando foi eleito vice na chapa de Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Por divergência, prefeito e vice romperam relações em 2019. Antes de ser eleito, atuava como advogado e professor universitário. É também especialista em Gestão Pública, mestre e doutor em Direito. Em entrevista, ele destacou que representa uma candidatura de centro-direita e que defende as liberdades individuais e econômicas. Vice: Carmen Santos (Avante). Acesse o plano de governo aqui.

João Derly (Republicanos) tem 39 anos, é natural de Porto Alegre e foi bicampeão mundial de judô. Após encerrar a carreira esportiva, entrou na política e se elegeu vereador na Capital em 2012, com a segunda maior votação. Em 2014, foi eleito deputado federal e, em 2019, assumiu a Secretaria Estadual do Esporte e Lazer. Deixou o cargo em junho de 2020. Em entrevista, ele defendeu a criação de escola de empreendedorismo no contraturno escolar. Vice: Delegado Fernando (Republicanos). Acesse o plano de governo aqui.

José Fortunati (PTB), 65 anos, nasceu em Flores da Cunha, na Serra, foi vice-prefeito de Porto Alegre de 1997 a 2000 e de 2009 e 2010, quando assumiu a prefeitura após a saída de José Fogaça. Em 2014, se elegeu para continuar à frente do Paço Municipal até 2017. Ainda foi deputado estadual de 1987 a 1990, deputado federal de 1990 a 1996 e vereador da Capital entre 2001 e 2005. Também exerceu os cargos de secretário estadual da Educação e de secretário municipal de Produção, Indústria e Comércio. É bacharel em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito, pós-graduado em Direito Eleitoral e mestrando em Ciência Política. Em entrevista, ele destacou que o combate ao coronavírus será prioridade para 2021. Vice: Dr. André Cecchini (Patriota). Acesse o plano de governo aqui.

Juliana Brizola (PDT), nascida em Porto Alegre, tem 45 anos, é deputada estadual em terceiro mandato, além de líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa e secretária de Relações Internacionais do PDT. Foi eleita vereadora da Capital em 2008, sendo a mais votada da sigla, e permaneceu até 2011. É formada em Direito e mestre em Ciências Criminais, além de ser neta do ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que fundou seu partido em 1979. Em entrevista, ela colocou o diálogo com a comunidade escolar como bandeira de campanha. Vice: Professora Malu Loose (PSB). Acesse o plano de governo aqui.

Júlio Flores (PSTU) tem 61 anos e é natural de São Borja. É professor de matemática das redes estadual e municipal de Educação, além de dirigente licenciado do 38º núcleo do Cpers. Está no PSTU desde a fundação, em 1993, e já concorreu em diversas eleições. Em 2018, foi candidato a governador do Estado. Em entrevista, ele defendeu uma prefeitura conduzida por conselhos populares. Vice: Vera de Oliveira (PSTU). Acesse o plano de governo aqui.

Luiz Delvair Martin Barros (PCO), 54 anos, nasceu em Pedro Osório e é funcionário dos Correios há 19 anos. Ingressou no PCO em 2003 e, pelo partido, já foi candidato a vice-governador do Estado em 2006 e a vereador de Porto Alegre em 2016. Em entrevista, ele afirmou que suas intenções no pleito são de reforçar as bandeiras do nome do seu partido: a causa operária. Vice: Delaine de Oliveira (PCO). Acesse o plano de governo aqui.

Manuela D’Ávila (PCdoB), nascida em Porto Alegre, tem 39 anos, é jornalista e mestre em Políticas Públicas. Foi vereadora da Capital de 2005 a 2006, sendo a mais jovem parlamentar eleita na cidade, aos 23 anos. Elegeu-se deputada federal duas vezes, presidiu a comissão de Direitos Humanos da Câmara e foi coordenadora da bancada gaúcha. Em 2014, foi eleita deputada estadual e esteve à frente da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa. Em 2018, foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Fernando Haddad (PT). Ainda foi presidente estadual do PCdoB e é criadora do Instituto ‘E Se Fosse Você?’, destinado à criação de conteúdo de combate a fake news e ódio nas redes. Em entrevista, defendeu a política de microcrédito para recuperação econômica de Porto Alegre. Vice: Miguel Rossetto (PT). Acesse o plano de governo aqui.

Montserrat Martins (PV) tem 61 anos e nasceu em Porto Alegre. É médico, especialista em Psiquiatria e em Terapia de Família, além de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Atua como médico psiquiatra concursado do poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Em 2010, foi candidato a governador do Estado pelo PV. Em entrevista, ele defendeu a sustentabilidade como saída para crise econômica. Vice: Alda Miller (PV). Acesse o plano de governo aqui.

Nelson Marchezan Júnior (PSDB), 48 anos, nasceu em Porto Alegre e atualmente é prefeito da Capital. Foi deputado estadual entre 2007 e 2011 e deputado federal de 2011 a 2017. Advogado e pós-graduado em Gestão Empresarial, é também filho do ex-deputado federal Nelson Marchezan, que presidiu a Câmara dos Deputados de 1981 a 1983. Em entrevista, ele afirmou ter construído um legado de combate à corrupção em Porto Alegre. Vice: Gustavo Jardim (PSL). Acesse o plano de governo aqui.

Rodrigo Maroni (Pros), 39 anos, nasceu em Porto Alegre, é deputado estadual em primeiro mandato. Foi vereador da Capital de 2015 a 2018 e se identifica como protetor de animais. É gestor público, estudante de História e professor de yoga. Em entrevista, ele criticou partidos políticos e investimentos de campanha. Vice: Edelberto Mendonça (Pros). Acesse o plano de governo aqui.

Sebastião Melo (MDB) tem 59 anos, nasceu em Piracanjuba, Goiás, e reside em Porto Alegre há 42 anos. É deputado estadual desde 2019 e advogado. Foi vice-prefeito da Capital na gestão de José Fortunati e, em 2016, concorreu a prefeito, perdendo a eleição no segundo turno. Foi vereador de Porto Alegre por 12 anos, entre 2000 e 2012. Em entrevista, ele defendeu o incentivo no empreendedorismo para vencer a crise. Vice: Ricardo Gomes (Dem). Acesse o plano de governo aqui.

Valter Nagelstein (PSD), 50 anos, nascido em Bagé, é vereador de Porto Alegre no terceiro mandato consecutivo. Foi presidente da Câmara em 2018 e, em 2020 ingressou no PSD, assumindo a presidência do partido na Capital. Foi secretário municipal de Urbanismo e da Produção, Indústria e Comércio, além de secretário do Codesul e diretor de Fomento Social da antiga Caixa RS, atual Badesul. É advogado, especialista em Civilização Francesa e Direito Urbanístico. Em entrevista, ele defendeu a necessidade de recuperação da cidade no cenário de pós-pandemia. Vice: Delegado Diogo (PSD).

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Associe-se hoje mesmo a quem defende e apoia você!