LOGO-FUNPERCCHI

A Fundação

A Fundação Walter Peracchi Barcellos é uma Instituição de Direito Privado, sem fins lucrativos, de natureza cultural e educacional, sendo seus instituidores os Coronéis Clóvis Antônio Soares, João Amado Réquia e Tenente Coronel Vanderlei Pinheiro. Está estruturada em Presidência, Assembleia Geral, Conselho Administrativa e Diretoria Executiva

Preservar as tradições, a memória e os valores morais. culturais e históricos da Brigada Militar, enfim, esta herança de valor inestimável, tem sido a preocupação principal da Diretoria da Fundação WALTER PERACCHI DE BARCELLOS, nesses anos de existência da Fundação de modo que, no futuro. sirvam como exemplo e subsídio para que novas gerações cultuem e mantenham nossas mais caras tradições.

Objetivos

Organizar memoriais, museus, arquivos, bibliotecas de interesse histórico.

Organizar e apoiar projetos e atividades visando o aprimoramento da comunidade.

  Promover festivais, convenções, feiras, congressos e espetáculos de arte.

Incentivar atividades artísticas esportivas.

Editar livros, de caráter profissional, artístico, histórico e cultural.

Organizar e manter corais e orquestras. 

Promover exposições de fotografias, esculturas e artes em geral.

Organizar grupos de apoio no combate às drogas. 

Prestar serviços à comunidade.

Divulgar por meios próprios as atividades da Fundação 

Relacionar-se com instituições congêneres, com vistas ao intercâmbio.

Toponímia do Nome

Presidente

Cel RR Marcos Paulo Beck

Vice-Presidente

Cel RR Jerônimo Carlos Santos Braga

Tesoureiro

Ten Cel RR Jarbas Rogério Carvalho Vanin

2º Secretário

Ten Cel RR Moacir de Almeida Simões

Diretor Administrativo

Cel Luiz Paulo Monteiro Cabral

peracchibarcellos

Cel Walter Peracchi de Barcellos

O Patrono

Enfatizarmos o acerto e a relevância da escolha do nome de WALTER PERACCHI DE BARCELLOS como patrono de nossa Fundação. Por certo, face à multiplicidade de outros personagens expressivos que fazem parte da galeria de heróis da Corporação, seria por demais fácil arrolar outro companheiro que bem pudesse assumir essa titulação. Ao optarem por Peracchi. foram inequivocadamente felizes os fundadores, pois que o fizeram pela seleção de um homem ímpar, do grande que a sua personalidade não pode ficar confinada ao âmbito estadual e se projetou no plano nacional.

A vida de Peracchi, seja como cidadão, brigadiano ou homem público, perpassa através dos tempos. como um filme majestoso, até as culminâncias do poder. A própria influência que exerceu na vida pública do RR e, indiretamente, na vida nacional, diz da medida de sua grandeza. Resumir biograficamente as suas obras, torna-se extremamente fácil face à grandeza e ao conteúdo da herança deixada.

A Biografia

Na obra “PERACCHI DE BARCELLOS – O CORONEL PM DO SÉCULO”, foram narrados fatos da vida de quem durante quarenta anos viveu os principais acontecimentos políticos do RS e do Brasil, e que, como brigadiano, jamais foi igualado nas iniciativas em benefício da instituição. Sua história de vida enfatiza que desde a meninice, precocemente assumiu a responsabilidade e o dever de agir por si mesmo. Trabalhava desde os sete anos, coparticipante assim, do seu próprio sustento junto aos pais. Aos quinze anos assentou praça na Brigada. tendo conquistado as graduações até Sargento, com menos de dezessete anos. Em 1929. tendo concluído o CFO, passou a marcar sua carreira no oficialato, até o Comando Geral, tendo sido promovido por merecimento e deixado em cada posto e função exercidos, a marca indelével de uma carreira exemplar, quer pelas obras, quer pelas ideias. sempre meritórias e adiantadas para a época.

Leia a obra completa no link abaixo:

peracchibarcellosB

Governador Walter Peracchi de Barcellos durante apresentação de Oficiais da Brigada Militar. 

Notícias FunPeracchi

Open chat
Fale agora mesmo com a ASOFBM