Futuros Capitães da BM foram recebidos na nova sede da ASOFBM

Modelo remuneratório através do subsídio, uma conquista da ASOFBM, foi um dos fatores que levaram à busca pela Carreira de Oficial

A Associação dos Oficiais da Brigada Militar recebeu nesta terça-feira (8/06) 48 dos 151 novos alunos-oficiais, todos bacharéis em Direito (pré-requisito para ingresso na carreira de nível superior da Brigada Militar). O concurso público foi realizado em 2018 e foi suspenso em virtude de uma liminar concedida pelo 2º Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Alegre, em mandado de segurança impetrado por candidatos que requereram a anulação das provas orais. Durante esse período, a Asofbm foi incansável. Acompanhou os trâmites jurídicos e manifestou, publicamente, a necessidade do chamamento dos Novos Capitães. Uma articulação política e jurídica que iniciou, ainda no governo Sartori, com a diretoria executiva apontando para a Secretaria de Segurança Pública do RS, a necessidade da reposição da tropa na Brigada. “ A vigilância é constante na defesa dos Oficiais da BM e do Corpo de Bombeiros”, iniciou o presidente da Associação, Cel Marcos Paulo Beck dando boas-vindas aos futuros Oficiais.


A missão associativa e as principais ações foram apresentadas aos alunos, entre elas, a vitória no Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais. “É a única Carreira de Estado com a garantia da paridade e integralidade”, acrescentou o vice-presidente, Ten Cel Roger Vasconcellos. “O modelo remuneratório através do subsídio, outra conquista associativa, é que proporcionou o início da carreira de vocês com uma maior remuneração”.


A remuneração, foi um dos fatores que fez o aluno-oficial Leonardo Biganol, deixar Santa Catarina. O futuro Capítão fez o concurso no Rio Grande do Sul e percebeu o aumento salarial dos Capitães gaúchos. O diretor jurídico, Major Diogo Franco, acrescentou a evolução remuneratória dos últimos dez anos. E ressaltou a importância do fortalecimento associativo, “ contamos com todos para continuarmos crescendo institucionalmente” finalizou.

Na ocasião, a Associação disponibilizou aos alunos oficiais assistência jurídica para regularizar erros da Administração Pública na remuneração. Além da assessoria jurídica disponibilizada pela Entidade de Classe, a diretoria executiva apresentou outras ações que estão em andamento e as vantagens de ser um associado (a). Um vídeo com os principais fatos que fortaleceram a Carreira dos Oficiais, nos últimos 30 anos, também foi exibido. “ Eu me senti acolhida”, declarou a aluna-oficial Brena Alves que após conhecer mais sobre a Associação, diz “ não ter dúvida em se associar”. Já o aluno Maurício Baggio acrescentou a satisfação da atuação associativa na consolidação da carreira e comparou “ a ASOFBM corresponde com a grandiosidade da Brigada Militar”. Também disse que entrará para o quadro associativo. A inscrição pode ser feita através do site www.asofbm.org.br ou pelo aplicativo. Dúvidas referentes a identidade funcional podem ser esclarecidas através do telefone (51) 3212-01-70.

De acordo com o planejamento da diretoria executiva, a ideia é apresentar a associação para os 151 futuros capitães da BM e para os 52 do Corpo de Bombeiros Militar, de hoje até quinta-feira. Devido a pandemia, os novos integrantes estão vindo em grupos para evitar aglomeração. Segundo o Major Renan, do Batalhão de Aviação da Brigada, que está apoiando na formação dos alunos, “ essa turma é muito qualificada. Tem muitos que já ingressaram com mestrado e doutorado, inclusive aprovados em outros concursos”. O Curso Superior de Polícia Militar dos futuros Capitães, iniciou em 12 de abril deste ano e deverá ser concluído em 20 de agosto de 2022.

Perfil dos futuros Capitães da BM
Dos 151 alunos oficiais
29 são mulheres
122 homens

Naturalidade
125 do RS
6 de MG
5 do PR
5 de SC
1 CE
2 DF
1 de GO
1 de MS
1 da PB
1 de PE
1 RJ
2 de SP

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Associe-se hoje mesmo a quem defende e apoia você!