O GLOBO GERAL: Importância da educação e da saúde na prevenção da violência é tema de série de vídeos e debate

RIO – Segundo dados do Censo Escolar de 2019, os municípios brasileiros são responsáveis por 22 milhões de matrículas escolares, o que significa que 6 em cada 10 estudantes matriculados na rede pública estão em escolas municipais. É um universo grande de jovens, e a solução para parte dos problemas de segurança pública do país passa por investimentos, hoje insuficientes, nessas instituições de ensino e em seu entorno. O tema faz parte de uma série de videos e de um debate on-line sobre a segurança pública do ponto de vista municipal, realizados pelo GLOBO em parcarceria com o Instituto Igarapé. O segundo vídeo, que pode ser visto abaixo, foca nas áreas da educação e da saúde:

Neste vídeo, feito numa parceria do Globo com o Instituto Igarapé, mostramos que as políticas públicas de educação e saúde são essenciais para prevenir a violência. Além da carência de investimentos, tornou-se comum que conflitos armados e operações policiais interrompam atividades escolares e atendimentos médicos em áreas de conflito de cidades como o Rio de Janeiro

Os demais episódios estão sendo publicados ao longo da semana no site do GLOBO. Marcado para quinta-feira, às 10h, o debate terá a participação de Melina Risso, diretora de Programas do Igarapé; Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz; Miguel Lago, diretor do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps); e Frei David Santos, fundador da ONG Educafro. A transmissão será feita ao vivo no site, nas redes sociais e no canal do YouTube do GLOBO.

– Muitas vezes achamos que mudar essa realidade depende só de polícias e prisões, que são papel dos governos estaduais e federal. Mas a primeira e fundamental etapa para a construção de uma sociedade segura é a prevenção – explica Ilona Szabó, cientista política e diretora-executiva do Instituto Igarapé.

O evento propõe que os especialistas reflitam sobre os motivos da violência e as principais ações para conquistar uma sociedade segura. Saúde, educação, urbanismo e o papel das guardas municipais nas cidades brasileiras são os temas analisados na série de vídeos. Você pode conferir o primeiro episódio, sobre o papel dos prefeitos e vereadores na segurança pública, aqui:

Prefeitos e vereadores têm uma responsabilidade grande nas políticas de segurança pública. É uma realidade que não passa apenas por investimento em polícias e prisões, a cargo dos governos estaduais e federal. A primeira e fundamental etapa para a construção de uma sociedade segura é a prevenção nos municípios. Este é o primeiro de uma série de vídeos realizada em parceria com o Instituto Igarapé.

O tema da segurança pública, mas com foco na capital fluminense, também foi abordado nos seminários da Semana Rio 2020, promovido pelo GLOBO, pelo Movimento Rio 2020 e pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets). Ao final dos encontros, foi elaborado um documento com 50 propostas para o Rio de Janeiro.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Associe-se hoje mesmo a quem defende e apoia você!