Os Majores Ruy Teichert Filho e Maximiliano Schunke Gomes, cirurgiões-dentistas do Quadro de Oficiais de Saúde da Brigada Militar pela segunda vez, em menos de dois anos, levaram o nome da Instituição para um dos principais jornais do mundo em Odontologia prótese dentária, o Journal Of Prosthetic Dentistry, nesse mês e para Revista Donna do Jornal Zero Hora, em 2020. Na época, a pesquisa científica do Major Teichert, coordenada pelo Major Maximiliano foi publicada no International Endodontic Journal, jornal oficial das Sociedades Britânica e Europeia de Endodontia. O oficial ganhou visibilidade no exterior por ter desenvolvido um protótipo que protege dentista e pacientes da covid -19, no auge da pandemia.

Teichert, observou o impacto que o coronavírus provocaria no procedimento dentário e o alto risco de contaminação para os profissionais e pacientes. Dessa forma, desenvolveu uma técnica, um equipamento com uma câmera fabricada em acrílico que é colocada por cima do paciente envolvendo a cabeça, o pescoço e a região do peito. Há três pequenos orifícios para o profissional inserir a mão e chegar até a boca. Por outras duas aberturas, as mangueiras acopladas operam um sistema de aspiração e filtragem de ar. Concluído o procedimento a câmara é removida para a higienização. “Foi o que permitiu que as urgências odontológicas na Brigada seguissem normalmente, durante a pandemia”, acrescentou.

O estudo ganhou forma por causa de uma parceria entre a Brigada Militar e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O projeto orientado pelo Major Maximiliano, que é professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e orientador do Major Teichert foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e o estudo foi contemplado com verba de um edital emergencial para o combate à covid da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. “É importante salientar a iniciativa dos oficiais da área da saúde da Brigada Militar que sempre priorizam o olhar científico”, reforça o professor e Chefe da Policlínica Odontológica Centro Clínico e Chefe do Setor Técnico Administrativo da Brigada que celebrou “a possibilidade de unir a prática do Centro Médico Odontológico da BM com o meio científico mundial”.

Neste mês, outro artigo assinado pelos dois oficiais foi publicado no Journal Of Prosthetic Dentistry. A técnica de planejamento de sorrisos baseia-se nas novas filosofias de saúde que preconiza o Tratamento Centrado no Paciente. A nova proposta permite que o paciente participe, ativamente, da escolha de seus dentes, baseada em quatro domínios: tamanho, forma, alinhamento e arranjo.
“Para a construção de sorrisos individualizados os resultados precisam levar em conta o impacto que cada conjunto de dentes, com suas características individuais, irá exercer na face do paciente na formação da composição dentofacial mais harmoniosa, independentemente do formato da face, marcadores craniofaciais ou qualquer outro fator que não seja o resultado ideal”, afirma o Major Teichert. “O principal diferencial dessa técnica, vai além das formas geométricas. Para nós, o sucesso em reabilitações estéticas e funcionais só pode ser alcançado quando conseguimos a satisfação do paciente mantendo sua personalidade”. A técnica envolve, inclusive, a complexidade de detalhes como a simulação dos resultados diretamente em boca, possibilitando a personalização de cada caso.” O procedimento é usado em 100% dos casos na Clínica, onde atua.

“Se não fosse a Instituição, como a Brigada Militar, que privilegia a atualização e evolução constante de seus integrantes, jamais seria possível conciliar a rotina do trabalho na BM e Doutorado”, avaliou.

O Major ingressou na BM, em 2006, após ser aprovado no concurso para Capitão do Quadro de Oficiais de Saúde. Hoje, é chefe da Policlínica Odontológica do Centro Clínico, que é uma subunidade do Centro Médico Odontológico da Brigada Militar. É responsável pelas inspeções ordinárias e extraordinárias da saúde bucal da tropa, no ingresso de novos militares estaduais e pelo tratamento curativo e preventivo dos militares da ativa, inativos e dependentes. Neste mês, foi eleito titular do Conselho Fiscal da Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, gestão 2022-2025.

Confira o Link para o artigo da técnica de planejamento de sorrisos e o vídeo
https://authors.elsevier.com/a/1f4IE55rYoqEJ