(51) 32120170 • (51) 33073989 • (51) 995445911

Saúde e Cultura

Saúde e Cultura

Prevenção ao Suicídio ganha destaque em espaço cultural

As novas instalações da Fundação Walter Peracchi de Barcellos já estão concluídas. O local será sede para atividades culturais e assistenciais, entre eles, projetos sociais relacionados, principalmente, à saúde mental dos policiais militares do soldado ao coronel da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros. O presidente da Fundação Walter Peracchi, Cel Marcos Paulo Beck, percebeu a necessidade, após o lançamento de uma campanha de prevenção com dados das Instituições Militares sobre suicídio, um assunto velado nas corporações. “A ideia é ampliar o apoio à saúde dos militares e seus familiares. Um projeto está sendo desenvolvido com apoio da iniciativa privada para ampliar os serviços que serão oferecidos”.

O imóvel, localizado, na Rua 7 de Setembro 354, no Centro de Porto Alegre, fundos do QCG, ocupa uma área de 246,78 metros quadrados. O termo de permissão de uso foi assinado em 2019. Mas, a casa foi entregue, oficialmente, em janeiro do ano passado, período que iniciaram as obras. Além de salas, espaço para auditório, banheiros, duas cozinhas, o imóvel conta com espaço gourmet. Com dois andares, mantém parte do piso original e um jardim de inverno. A casa que já serviu de residência, foi construída em 1940. Foi reformada para garantir o conforto em ambientes aberto e fechado, integrando a área de lazer. Até o fim desse ano, será feita uma alteração no Estatuto da Fundação, que deverá prever projetos sociais ligados a saúde e bem-estar dos policiais e da sociedade civil.

Setembro Amarelo – Palestras com especialistas sobre prevenção ao suicídio serão realizadas de 10 a 20 de setembro, na sede da Fundação. Qualquer pessoa pode participar. O encontro é gratuito.
Estão previstas também, nesse período, a realização de Blitz nas principais avenidas de Porto Alegre, e a entrega de material informativo sobre as causas e como auxiliar quem precisa de ajuda.

Cultura – “É fundamental a existência de espaços culturais que tenham como função promover e divulgar ações em saúde”, declara o presidente da Funperachhi. Dessa forma, a Fundação está sendo planejada resgatando a ideia de que a saúde é, além de um direito dos cidadãos, um bem cultural de suma importância, que merece, portanto, ser desfrutado por todos.

Um projeto de restauração e preservação do acervo bibliográfico do Museu da Brigada foi aprovado pela Lei Rouanet. Os recursos no valor de R$ 422 mil 500 reais já foram captados. O projeto faz parte da Associação dos Amigos do Museu da Brigada, cuja sede funciona na Fundação. A conclusão do acervo, com visitação ao público, está prevista para o fim desse ano. Na casa restaurada funciona, também, a Academia Brigadiana de Letras. A Fundação Walter Peracchi Barcellos é uma instituição de Direito Privado, sem fins lucrativos, criada em 1 de outubro de 2001. Nesse período, apoiou projetos culturais, como a confecção de livros relacionados a história, contos, poesia e prosa.

Através dessas informações a Rádio Guaíba, entrevistou o presidente da Fundação nesse fim de semana.

Confira, acesse os links abaixo!

Bloco 1

http://www.cwaclipping.net/sistema/cliente/materia?security=a6020ed5dd8f.10371586.17759497&rn=1

Bloco 2

http://www.cwaclipping.net/sistema/cliente/materia?security=88cb20682309.10371586.17759501&rn=1

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Associe-se hoje mesmo a quem defende e apoia você!