SOLENIDADE EM HOMENAGEM AO CEL MASSOT, EM PELOTAS

Na sexta-feira, às 10 h AM, foi realizada uma Cerimônia em homenagem ao Cel Afonso Emílio Massot, Patrono da Brigada Militar.

Cel Massot, nasceu em Pelotas em 16 Outubro e faleceu em 21 Outubro, em Porto Alegre. O Cel Massot, faleceu exercendo as Funções de Comandante-Geral da Brigada Militar.

A chegada do Cel Massot, ao Cargo de Cmt Geral, se deu em 30 de Março, 1915, (assumia interinamente no Posto de TC, até 17 Maio de 1917, quando então no Posto de Coronel, assumia a titularidade da Função.

Foi designado em razão da sua brilhante carreira na BM, onde ingressou como Capitão no ano de 1892. Homem culto, disciplinado e disciplinador, de posições fortes, sólidas. Foi designado para o Comando Geral da BM, para gáudio dos Brigadianos e Gaúchos que com ele conviviam, especialmente para os Brigadianos que tinham nele, o primeiro Comandante Geral, oriundo das fileiras da própria Brigada, condição que dava e deu a posteridade brigadiana, razões de orgulho ético e profissional, de e em sermos Comandados por Oficiais da própria Corporação.

A Cerimônia junto ao Busto do Cel Massot, em Pelotas, foi presidida pelo Cel Eduardo Perachi, Cmt do Cmdo De Polícia Ostensiva Região Sul do RS.
Numa Deferência ao Cel Alberto Rosa Rodrigues, Cel Rosa como todos o conhecem, trata-se de um dos deve nos da BM, que com 96 anos tem uma mente ágil, lúcida e produtiva, que tem se dedicado por mais de oitenta anos ao bem social, a Serviço do RS na Gloriosa Brigada.

O Cel Rosa fez o discurso a Massot, enaltecendo sua figura, inclusive de ser filho de Pelotas, bem como a todos que contribuíram para a colocação do Busto, onde hoje se encontra, na Av Bento Gonçalves, frente ao 4 BPM/Pelotas. Único busto dessa figura brilhante da história Gaúcha em local público.

Durante a Cerimônia o Cel Eduardo Peracchi, em seu nome, no nome dos seus Comandados e especialmente em nome do Cel Mohr Picon, fez a entrega de Medalhas de Distinção Cel Massot, em reconhecimento aos Relevantes Serviços Prestados à BM e em especial a Região Sul do Estado aos seguintes: Dr José Antonio Dias da Costa, D.D. Juiz de Direito, Dra Maria Fernanda Pitrez, Promotora de Justiça, Sr Trademar Esquerdo, representante da Loja Maconica, Fé, Amor e Bondade e o Cel RR Marcos Paulo Beck, Cmt da Legião Altiva, Presidente da ASOFBM e da Fundação Cel Walter Peracchi de Barcellos.

A Cerimônia contou com a presença de Oficiais da Reserva e ex Cmt do 4 BPM, como os Coronéis Luís Fernando Barros Caldeira e Odimar Luiz Bitencourt Teixeira e os Oficiais Cmt das Unidades Subordinadas,TC Amaral e Favin, Majores Castro, Anderson e Augusto,Cap Garcia.

Aproveitamos para convidar ao público em geral e aos Brigadianos, em especial, para no dia 22 Outubro, quinta-feira, às 14 h, acompanharem uma Live sobre o Cel Afonso Emílio Massot, da qual tomarão parte como debatedores, o Cel Moacir Almeida Simões, historiador, o Cel Gerônimo Braga, ex Cmt Geral BM, Presidente do AAMBM, esses dois na Sede da AsofBM e o Cel Alberto Rosa Rodrigues, desde a Sala do Cmt do 4 BPM, TC Márcio Facin, a quem desde já agradecemos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Associe-se hoje mesmo a quem defende e apoia você!