(51) 32120170 • (51) 33073989 • (51) 995445911

Suicídio, o sofrimento silencioso entre os policiais militares estaduais foi tema de reunião, na sede da ASOFBM

Uma reunião, foi realizada nesta terça-feira (30/03) na sede da Associação dos Oficiais, no centro de Porto Alegre. O presidente da Asofbm, Cel Marcos Paulo Beck e o vice Major Roger Vasconcellos receberam, o Deputado Federal e Presidente do PSL no RS, Nereu Crispim e os assessores Nicholas Sanches, Sargento Santana e a Sargento Teresinha Magali. O assunto discutido foi o suicídio nas Corporações Militares.

Isto por que, a Associação dos Oficiais da Brigada Militar, foi a primeira entidade no Rio Grande do Sul a divulgar dados de suicídio dos PMs. O presidente da Asofbm, Cel Beck lembrou, durante a reunião, que em 2019, a Entidade de Classe manifestou, publicamente, o drama vivido nas Corporações e entre os familiares que perderam entes queridos.

A campanha da ASOFBM, “ Vamos Juntos Reduzir esse Número” reforçou dicas de prevenção, onde buscar apoio para quem está enfrentando as doenças mentais como depressão, ansiedade e como evitar o suicídio. O material foi entregue nos batalhões das Corporações e está disponibilizado online (veja no link)

https://tinyurl.com/5sd78bxt

A Entidade Também documentou, através de um audiovisual realizado por jornalistas, informações sobre o perfil da vítima, além de ouvir parentes, amigos e psiquiatras civil e militares com objetivo de entender o contexto em que a morte acontece. (veja no link)

Neste ano, a ASOFBM voltou a sinalizar publicamente, nos veículos de comunicação do Estado, a preocupação com o aumento do número de suicídio. Em 2021, de janeiro a março, nove policiais tiraram a própria vida. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, aponta que no Rio Grande do Sul, em 2018, foram seis policiais. Em 2019, foram quatro e no ano passado, o índice subiu para seis.

O assunto chamou a atenção do Deputado Federal, Nereu Crispim, que prometeu atuar em prol dos militares estaduais, em especial sobre o drama do suicídio. Uma nova reunião ficou pré-agendada com autoridades políticas de Brasília com as participações do Presidente, Cel Beck e o vice major Roger Vasconcellos.

Participaram da reunião de hoje, os diretores da Asofbm Cel Ubirajara Anchieta, Cel Jorge Alvorcem, o major Rafael Monteiro e o Chefe de Gabinete Gabriel Gularte.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Associe-se hoje mesmo a quem defende e apoia você!