Informação aos oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do RS
Conforme noticiado na imprensa, em especial na data de ontem, o governo federal está preparando a apresentação de uma nova proposta de emenda constitucional ao Congresso Nacional, desta vez direcionada à área da segurança pública e com alterações significativas nas missões de seus órgãos vinculados.
Está claro que há o interesse do governo federal em ampliar as competências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, em detrimento das missões ora realizadas pelas polícias estaduais ( Polícia Militar e Polícia Civil).
Já há o anúncio de um acordo entre o governo central e diversos governadores para apoiamento da proposta, em troca de compensações financeiras para os entes federados que acolherem a PEC.
A Asofbm, entidade representativa dos oficiais da CNS da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar vê com preocupação mais uma “aventura legislativa” por parte do governo federal, sabedor de que os graves problemas de segurança pública por que passa o nosso país não estão na atuação das polícias estaduais, e sim de um complexo e cada vez mais eficiente sistema de enfraquecimento das competências funcionais dos órgãos policiais, fruto de uma visão míope e eivada de contaminação ideológica e de militância partidária que atingem diretamente e diariamente o bem estar de toda a população brasileira.
Em momento algum, até a presente data, entidades representativas dos militares estaduais do Brasil foram chamados ou ouvidos para se discutir o tema, em uma clara e evidente desconsideração aos homens e mulheres que lutam heroicamente, dia a dia, contra a alarmante criminalidade que se expande exponencialmente em nossas cidades.
Já estamos atuando junto a diversos segmentos políticos e representativos da sociedade em Brasília, para que, de modo algum, a atuação das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares sejam enfraquecidas ou reduzidas com mais uma “ameaça” advinda do poder político!